domingo, 27 de março de 2011

Saber o que fazer e coragem para fazer.


O problema não é saber o que fazer. De certa forma todos sabemos o que fazer. A franqueza humana é não suportar as conseqüências de seus atos. Por isso falta coragem para tomar certas decisões. Pois ao se escolher algo automaticamente nos privamos de outras. O mais triste é quando não temos coragem de escolher aquilo que nos fará bem, mas sim escolher o que esperam de nós. Pois ao fazer isso se cria um abismo interior de que algo falta, pois todos estão realizados com suas ações menos você próprio. Não há sentimento melhor que estar em paz de espírito, e não sofrer acusação alguma de sua consciência.

O dever de fazer o correto é indiferente se as conseqüências serão boas ou más para nós mesmos. Pois será que vale a pena ser acusado pela própria consciência de covarde?Muitas vezes certas atitudes que precisamos tomar nos ferem muito, pois aparentemente não precisaríamos fazer aquilo.

Deve ser difícil para alguém com um grande ego aceitar isso, mas não somos totalmente independentes, certas atitudes e decisões dependemos das vontades daqueles que nos cercam e muitas das vezes certas decisões já foram tomadas por este outro, e muitas vezes é uma decisão sem volta, podemos tentar argumentar e procurar uma mudança, porém devemos manter o bom senso e manter o direito de escolha de cada um. Ser forte não é subjugar alguém a suas vontades, caprichos e desejos. É respeitar mesmo sem aceitar com os olhos lacrimejantes a vontade do outro. E muita das vezes é ter a delicadeza de ver que algo que já foi decidido, porém não foi anunciado, muitas das vezes por medo das conseqüências e então você tomar a decisão e tomar a atitude que o outro não tem coragem.

Não somos independentes, possuímos o livre-arbitrio, a capacidade de perdoar, mudar e melhorar e até de piorar. Saber quais atitudes tomar não é só importante para si mesmo, mas se torna mais importante quando é a felicidade do próximo que depende de suas atitudes e decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário